sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O comentarista da palavra fácil e dos 16 mundiais

A imprensa esportiva brasileira perdeu nesta quinta-feira uma de suas principais referências nas transmissões de jogos de futebol pelo rádio. Não se falou de outra coisa a não ser da morte do radialista Luiz Mendes, conhecido como o "Comentarista da Palavra Fácil". E não era para menos...

Mendes entrou para a equipe da Rádio Globo no Rio de Janeiro em 1944 e construiu seu nome no rádio esportivo com os comentários simples e as análises de quem viveu futebol durante os 87 anos de vida.

Gaúcho de Palmeiras das Missões, o radialista torcia para o Grêmio devido a suas raízes e adotara o Botafogo como o clube de coração no Rio de Janeiro. Fã incondicional de Garrincha, Mendes não o comparava a Pelé por serem jogadores de posições diferentes, mas nunca escondeu a admiração pela irreverência de Mané.

Participando da cobertura de nada menos do que 16 mundiais, Luiz Mendes era filho de uma argentina e, por isso, introduziu termos do espanhol na cultura futebolística brasileira como as palavras "golaço" e "bolada", meros detalhes da vida de quem fez tanto pelo futebol. Da tristeza da narração da derrota do Mundial de 1950 para o Uruguai no Maracanã à euforia da conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil, em 1958, Luiz Mendes já deixa saudades entre os eternos amantes do rádio.

Uma pena que o senhor da palavra fácil não terá a oportunidade de ver o Brasil disputar a Copa do Mundo em casa novamente e, quem sabe desta vez, reescrever o final da história...


Rádio Globo divulgou pequenos trechos de conversas com Luiz Mendes durante sua programação na quinta-feira. Confira alguns depoimentos do radialista:





Em entrevista a alunos da UFRJ, Mendes fala da paixão pelo esporte e relembra momentos marcantes da carreira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário